Licenciatura em Computação

  • Portaria de reconhecimento: Portaria n° 578 de 09 de junho de 2017;
  • Turno de oferta: Integral (manhã e tarde);
  • Modalidade: Presencial;
  • Habilitação: Licenciado em Computação;
  • Carga horária: 3.218 horas;
  • Duração: 8 semestres;
  • Ingresso: No 1º Semestre Letivo de cada ano;
  • Sistema de Matrícula: Por disciplina;
  • Estágio: Obrigatório, realizado nos 4 últimos semestres, com 100 horas cada;
  • Coordenador: Prof. João Victor de Araújo Oliveira;
    • Contato: joao.oliveira[at]ifb.edu.br.

Apresentação

O Curso Superior de Licenciatura em Computação é destinado aos professores em exercício das escolas públicas estaduais e municipais sem formação adequada de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), além daqueles que têm por objetivo a inserção na profissão docente com uma visão tecnológica em computação, com possibilidade de atuação nos ensinos fundamental, médio e na educação profissional (cursos técnicos de nível médio). Com essa formação, o curso de Licenciatura em Computação pode suprir a demanda de educadores capacitados na área de informática para atuarem nas redes de ensino público e privado, bem como para exercerem o papel de instrutores em cursos desenvolvidos por empresas privadas. O curso proporciona ao licenciado trabalho multidisciplinar com professores de outras áreas, os quais integram a computação no aprendizado dos conteúdos das outras ciências. Pretende-se que os estudantes desenvolvam conceitos inerentes à área de informática, conjuntamente a conceitos da área de educação, o que se preconiza. A Licenciatura em Computação proporciona a formação de um profissional capaz de entender e de desenvolver atividades de construção de conhecimentos em nível de ciência e tecnologia da informação.

Objetivo

Formar profissionais-professores que possam vir a atuar, enquanto agentes integradores das tecnologias da computação, no processo de ensino-aprendizagem, sendo capazes de compreender o fenômeno educativo na sua diversidade e na sua complexidade, contextualizando-o social e tecnologicamente no seu tempo e no seu espaço.

Perfil profissional e campo e atuação

De acordo com o “Currículo de Referência para cursos de Licenciatura em Computação”, proposto pela Sociedade Brasileira da Computação (SBC), a formação profissional docente, de modo a atender aos objetivos dos diferentes níveis e modalidades de ensino e as características de cada fase do educando, terá, como fundamentos, a associação entre teorias e práticas, inclusive mediante a capacitação em serviço e o aproveitamento da formação e experiências anteriores em instituições de ensino e outras atividades (Art.61 da LDB).

Desta forma, a Computação ou Informática, entendida como o corpo de conhecimentos a respeito de computadores, sistemas de computação e suas aplicações, engloba aspectos teóricos, experimentais, de modelagem e de projeto. Os cursos desta área têm a computação como área fim (ou de especialidade) ou como área meio (de atuação multidisciplinar). Apresenta como princípio de investigação a resolução de problemas humanos, cada vez mais complexos e inter-relacionados com outras áreas, os quais têm determinados avanços e promove a transformação da sociedade. A técnica produzida pelas ciências transforma a sociedade, mas também, retroativamente, a sociedade tecnologizada transforma a própria ciência. Assim, a ciência é intrínseca, histórica, sociológica e eticamente, complexa. É essa complexidade específica que é preciso reconhecer. A computação, como uma ciência, é, portanto inseparável de seu contexto histórico e social.

Ainda de acordo com as Diretrizes do “Currículo de Referência para cursos de Licenciatura em Computação”, proposta pela SBC, a concepção de cursos de formação profissional docente em computação abrangerá o enfoque de formação especializada e multidisciplinar. Esse requisito é fundamentado no fato de que o campo de atuação do profissional licenciado em informática deverá contemplar a educação básica nas escolas, para as séries finais do ensino fundamental e para o ensino de nível médio, e a educação profissional, para as demandas produtivas do trabalho de formação geral e especializada. Ambos os campos de atuação do licenciado podem ter a computação como o corpo de conhecimento multidisciplinar e/ou especializado.

A formação de professores observará princípios norteadores desse preparo para o exercício profissional específico, que considerem: I – a competência como concepção nuclear na orientação do curso; II – a coerência entre a formação oferecida e a prática esperada do futuro profissional; III - a pesquisa com foco no processo de ensino e aprendizagem (CNE.CP 1/02).

O importante no caso da formação do licenciado em informática é a caracterização do curso como de formação profissional docente em informática, independentemente do campo de atuação profissional. O perfil do profissional licenciado delimitará o escopo de atuação do educador e dependerá da concepção do projeto político pedagógico do curso e da instituição, o qual, em sua abrangência e desenvolvimento, deverá garantir as competências necessárias para a atuação profissional. A formação profissional da licenciatura deverá adquirir identidade própria e integrar a formação pedagógica e a formação específica. Tais pressupostos exigem dos alunos e docentes, durante todo o percurso da formação, uma atitude ativa e reflexiva sobre a prática. Os currículos e os conteúdos apresentados neste projeto de curso estabelecem dinâmicas pedagógicas diferenciadas e próprias daquelas desenvolvidas na praxe dos cursos de bacharelado.

O tratamento das licenciaturas como processo de formação distinta do bacharelado procura evidenciar a identidade própria das licenciaturas, a qual poderá ser consolidada com base nos documentos de Diretrizes de “Currículo de Referência para cursos de Licenciatura em Computação”, proposta pela SBC, em um Projeto Pedagógico específico do curso. O projeto pedagógico do curso deverá garantir a identidade da licenciatura como um processo de formação contínuo desde o início do curso e não apenas em disciplinas, matérias pedagógicas e estágios ao final do curso.

Forma de ingresso: Para ingressar no curso superior de Licenciatura em Computação, os candidatos serão selecionados pela nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Veja mais em: http://www.ifb.edu.br/estude-no-ifb.

Endereço do Campus

Instituto Federal de Brasília - IFB - Campus Taguatinga - 72146-000, Quadra QNM 40, Taguatinga Norte, Taguatinga, Distrito Federal

Telefone: (61) 2103-2200